/Zaven Paré fala na Coppe sobre robótica social e pós-industrial
- Local: Auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia 2, Rua Moniz de Aragão, s/n, Cidade Universitária
- Data: 25/02/2014
- Hora: 10:00
O doutor em Letras e pós-doutor em robótica, Zaven Paré proferirá a palestra Robótica social, robótica pós-industrial, na próxima terça-feira, dia 25/2, às 10h, no auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia 2, na Rua Moniz de Aragão, s/n, Cidade Universitária. O evento é aberto ao público.
Natural de Fort de l’Eau (Argélia), Zaven Paré é pós-doutor em robótica (Universidade de Osaka, 2010), doutor em Letras (Universidade Paul Verlaine-Metz, 2009) e mestre em Artes Plásticas (Universidade de Paris VIII, 2003). Em seus trabalhos interativos, mistura experiências em mecânica, ótica e acústica.
Segundo os professores Nelson Maculan e Felipe França, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, o objetivo do evento é promover a reflexão sobre o tema.
“Trabalhamos muito com robótica na Coppe, mas nossa ênfase é nas aplicações. A proposta ao trazer um pesquisador interdisciplinar como ZavenParé é introduzir novos questionamentos e estimular o pensamento 'fora da caixa’: como pensar a relação homem-máquina? Quão diferentes somos das nossas projeções tecnológicas?”, indaga o professor Felipe França.
Saiba mais sobre o palestrante
Paré estudou pintura na École National e Supérieure des Beaux-Arts e desenho científico no Museum National d'Histoire Naturelle, em Paris. Desenvolveu pesquisas em Robot Drama, no Intelligent Robotics Laboratory, da Universidade de Osaka (Japão). Seus trabalhos foram apresentados em diversos festivais e instituições internacionais como CalArts (Los Angeles, EUA) e Laboratorio Arte Alameda (Cidade do México, México). Sua exposição individual, intitulada Cyber Art, foi exibida em cinco cidades brasileiras, no Centros Culturais da Caixa. Em 2011, recebeu o prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.
- Publicado em - 07/03/2014