/COPPE apresenta em seminário internacional projeto final da primeira usina de ondas brasileira que será construída este ano
- Local: Auditório da COPPE
- Data: 13/02/2006
Os avanços tecnológicos e o potencial de exploração dos recursos de energias renováveis do mar foi o tema central do Seminário Internacional de Energia de Ondas, realizado no auditório da COPPE, dia 13 de fevereiro. O evento reuniu pesquisadores, nacionais e estrangeiros, representantes de empresas e autoridades do setor elétrico brasileiro. A abertura contou com a presença do Presidente da Eletrobrás, Aloisio Marcos Vasconcelos Novais.
Durante o evento, o professor Segen Estefen, da COPPE, apresentou o projeto final para implantação da primeira usina de energia de ondas da América do Sul. O projeto prevê a construção de uma usina piloto, composta de 20 módulos, com capacidade de geração de 500 kW, que será implantada no Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza. Os dois primeiros módulos da usina, com capacidade de geração de 50 kW, serão inaugurados até dezembro de 2006, com financiamento do próprio Governo do estado do Ceará, que em março inicia a licitação para a construção. Financiado pela Eletrobrás, o estudo da usina piloto foi desenvolvido por pesquisadores da COPPE, sob a coordenação do professor Estefen.
Estiveram presentes ao seminário o pesquisador da University of Edinburgh (UK), Ian Bryden, e os especialistas David Langston e Arnaud Fourmon, representantes das empresas Wavegen e Ocean Power Delivery (UK), que apresentaram os resultados das usinas piloto em funcionamento na Europa e falaram sobre as perspectivas da utilização desta nova tecnologia de energia renovável no cenário internacional. Também esteve presente o economista Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e professor da COPPE, falando sobre o papel das fontes alternativas no Brasil.
O seminário foi promovido pela COPPE, Consulado Geral Britânico do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), Society for Underwater Technology (SUT) e pelo UK Brazil Centre of Ocean Engineering.
- Publicado em - 10/10/2016