/Livros

Estudos de Pólos Geradores de Tráfego e de seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes
- Autor: Licinio da Silva Portugal e Lenise Grando Goldner
- Páginas: 322
- Editora: Edgard Blücher
- Onde Comprar: eblucher@uol.com.br / (11) 3079-2707
Nessa obra, os autores procuraram documentar os procedimentos, os métodos, os modelos, os parâmetros e as informações utilizadas na análise da implantação de Pólos Geradores de Tráfego (PGTs) em áreas urbanas. O objetivo é sistematizar os estudos sobre os impactos que a implantação desses pólos geram nos sistemas viários e de transportes. Particularmente dos pólos como shopping center e supermercado, que são considerados uns dos mais relevantes tipos de PGTs.
Os professores Licinio da Silva Portugal, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, e Lenise Grando Goldner, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, coordenaram uma pesquisa de campo no Brasil, tendo como principal referência os membros da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers). Também foi feita uma ampla revisão da prática internacional sobre os estudos das diversas categorias de PGTs. Os dados e os resultados desse levantamento permitiram uma análise comparativa entre as abordagens e parâmetros observados em nosso país com as adotadas nos EUA, cuja escolha ocorreu devido ao seu pioneirismo no assunto.
A primeira parte da obra busca, de uma maneira geral, caracterizar os PGTs, identificar os aspectos que interferem na sua localização e produção de viagens, bem como estabelecer os procedimentos indicados para licenciar, prever e tratar os potenciais impactos e a eles associados. A segunda apresenta, com mais detalhes, as etapas (como geração de viagens, escolha modal, distribuição e alocação do tráfego, e dimensionamento do estacionamento, entre outras), os modelos e os parâmetros específicos relacionados aos shopping centers e supermercados.
No livro, os professores definem os conceitos e fornecem as classificações dos PGTs. A evolução histórica dos pólos e os fatores que os envolvem também são apresentados e comparados às metodologias de análise de impactos, elaboradas por vários autores em distintos países, especialmente Estados Unidos e Espanha, com ênfase para a realidade brasileira de shopping centers, que se diferencia das demais basicamente em relação aos fatores de sua localização.
Os órgãos públicos de tráfego e transportes ainda possuem, no País, sérias restrições de natureza legal, técnica e financeira, para o controle da implantação de PGTs na malha urbana, como explicam os autores. Por isso eles procuraram apresentar subsídios que venham a colaborar com as áreas de projeto, planejamento e engenharia de tráfego, de forma que se possa realizar, de forma mais plena, suas atribuições. “Acreditamos que esse livro pode ser útil, não só para estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Arquitetura-Urbanismo e Geografia, como também para técnicos das Prefeituras (que têm que analisar e apreciar a implementação de empreendimentos com potencialidades de gerar impactos no tráfego e nos transportes), agentes do Ministério Público, consultores e empreendedores”, diz Licinio.
Os professores ainda esperam, através da obra, poder contribuir para o aprofundamento da análise e do conhecimento dos PGTs no Brasil. E mais, que esses estabelecimentos possam ser concebidos de acordo com os interesses de seus empreendedores, mas sintonizados com a sua função social e comprometidos com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
- Publicado em - 01/01/2003