/Livros

Fundamentos do Refino do Petróleo
- Autor: Alexandre Salem Szklo
- Páginas: 208
- Editora: Interciência
- Onde Comprar: www.editorainterciencia.com.br
"Fundamentos do Refino de Petróleo", de autoria do Professor Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE, aborda os aspectos econômicos e técnicos do refino do petróleo no Brasil. O livro é fruto do curso proferido por Szklo na COPPE. A dificuldade em encontrar textos de referência dequados para alunos de pós-graduação que são, na maioria dos casos, engenheiros (70%) ou economistas (30%), estimulou o professor a escrever esta obra, que engloba engenharia e economia. Diante desta carência, ele organizou uma apostila para o curso e, de forma não usual, foi a Editora Interciência que o procurou interessada em transformar o material em livro.
Este livro atende não apenas a necessidade de informação específica sobre o processo de refino do petróleo, como engloba as peculiaridades da atividade no Brasil. Para abarcar este tema, os pós-graduandos precisavam recorrer a bibliografia estrangeira, com exemplos distantes da realidade brasileira. Segundo Szklo, não existia um livro com todas estas características, muito menos escrito em português.
Alexandre Szklo explica que idealizou “Fundamentos do Refino do Petróleo” como um antídoto às visões “microscópicas” vistas nas abordagens isoladas de cada um dos assuntos reunidos no livro. Ele aponta que o material disponível peca por ser muito específico, o que acaba dificultando situar o aluno quanto à organização do processo de refino no Brasil e os tipos de refinaria aqui encontrados, já que os dados não costumam retratar o refino nacional.
O professor do PPE usa a expressão “tecnologia soft” para falar do conteúdo técnico do livro, cuja abordagem não se restringe a da engenharia propriamente dita. “Os engenheiros do curso de pós-graduação já possuem o conhecimento técnico obtido na graduação, precisando apenas aprender a concatená-lo, e os economistas não precisam dos conteúdos da engenharia mais pesada, apenas do básico para entenderem especificamente o refino do petróleo”, explica o autor.