/Livros

Jacques de Medina – Visionário humanista
- Autor: Diversos
- Páginas: 360
- Editora:
“Jacques de Medina – Visionário humanista” é um livro-homenagem organizado pela equipe de Geotecnia da Coppe/UFRJ para celebrar a carreira, as contribuições e os 92 anos do professor, que liderou a consolidação dessa área na Coppe. É uma homenagem a um dos grandes nomes da Engenharia Geotécnica do Brasil.
Em cada um dos textos em homenagem a Medina, assinados por amigos, colegas de profissão e ex-alunos, fica claro o carinho, a admiração e o respeito para com o mestre, que ajudou a formar várias gerações de engenheiros. Uma singela retribuição, não apenas ao engenheiro e ao professor, mas ao homem conhecido pelo seu jeito doce e generoso de ser.
Em suas 360 páginas, em couché matte, abrigadas em capa dura, o livro traz uma série de artigos assinados por Jacques de Medina e por autores convidados. Muitos deles, seus ex-alunos. Separando os textos, poemas de autoria de Medina. Fotos antigas ajudam a contar a carreira e a vida do homenageado.
“Jacques de Medina – Visionário humanista” foi lançado durante o simpósio em homenagem a Medina e a Willy Lacerda, promovido pela Área de Geotecnia da Coppe, nos dias 17 e 18 de março de 2016. No evento foi lançado também o livro-homenagem “Willy Lacerda – Doutor no saber e na arte de viver”.
Com uma tiragem de 300 exemplares, o livro-homenagem não será vendido. Foi entregue aos participantes do simpósio e à Geobrugg, empresa que patrocinou a impressão da obra. Como não foi possível incluir todos os artigos técnicos recebidos para o simpósio na edição impressa, será disponibilizada, em breve, uma versão digital com todos os trabalhos no site do Programa de Engenharia Civil da Coppe em http://www.coc.ufrj.br/, onde será possível consultar todo o conteúdo.
Sobre o homenageado:
Jacques de Medina liderou a consolidação da área de Geotecnia
Formado em Engenharia Civil, em 1947, e em Engenharia Elétrica, em 1948, pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ), Jacques de Medina fez mestrado na Universidade de Purdue, em Indiana (EUA), em 1951, numa época em que poucos saíam do Brasil para estudar no exterior.
Iniciou carreira em 1948, ao ingressar no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), onde montou laboratórios de referência, introduzindo no país os ensaios de carga repetida de solos e misturas asfálticas, e ensaios equivalentes de areia.
Medina assumiu em 1968 a coordenação da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, implantada em 1967 - segundo ano consecutivo de chuvas violentas que causaram muitas mortes no Rio de Janeiro - pelo então jovem engenheiro Willy Lacerda, que implantou a área e foi o primeiro coordenador. Um ano depois partiu para o doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Medina assumiu o cargo e levou para a área a experiência que acumulara no DNER.
Na Coppe, criou disciplinas, montou laboratórios de referência, introduziu novos métodos numéricos, formou grupos de pesquisa de prestígio nacional e ajudou a mudar o cenário da pavimentação de estradas no Brasil.
Até 1994, quando se aposentou, o professor Medina orientou 35 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mesmo após se aposentar, continuou sua produção acadêmica e, até 2006, publicou um total de 105 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, sendo autor de oito livros.
Em 1996, como reconhecimento pela trajetória acadêmica, o Laboratório de Geotecnia da Coppe foi batizado com seu nome. Em 2008, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ.
- Publicado em - 16/03/2016