/Livros

O conhecimento em Rede
- Autor: Marcos Cavalcanti e Carlos Nepomuceno
- Editora: Campus/Elsevier
- Onde Comprar: 0800 265 340
A obra, que acaba de ser adotada pelo BNDES, mostra como a rede vem alterando o conhecimento humano e porque as empresas e as instituições devem se preparar para adotar o tema em seus planejamentos estratégicos. O trabalho em rede se potencializou com a Internet. Hoje, empresas, países e pessoas podem beneficiar - se sabendo utilizar a rede de forma organizada.
Segundo os autores, vivemos a segunda etapa da evolução do uso da Internet em decorrência do acesso à banda larga, que elevou o tempo on-line de cada usuário e enriqueceu as possibilidades e usos das ferramentas que já existiam. “Estamos migrando da sociedade da Informação para Sociedade do Conhecimento. É a era do compartilhamento de idéias e do uso massificado de ferramentas como o Orkut, My Space, You tube, ferramentas interativas. Com isso, a Internet precisa deixar de ser um meio de comunicação para se tornar um meio onde as pessoas interagem produtivamente, com resultados positivos para os indivíduos, comunidades e o país, o que requer uma ação integrada”, ressaltam Cavalcanti e Neponuceno.
No livro os autores que relatam suas próprias experiências na inclusão digital e mostram o vasto campo de atuação que nasce com as interações em tempo real, muito mais amplas do que apenas jogos, salas de bate-papo e trocas de informações. “A internet não é um meio de comunicação, não é apenas uma nova mídia. É uma maneira de interação em escala global. Porém, é preciso que esta interação se dê de forma organizada, assim como acontece em todas as relações sociais fora do ambiente on-line, para que a rede seja um instrumento de integração eficiente e produtiva”, afirmam.
O Conhecimento em rede é o primeiro livro no Brasil a discutir a WEB 2.0, a levantar paradigmas quanto à inteligência coletiva e a mostrar, na prática, como implantar projetos desta natureza.
Sobre os autores
Especialista em Gestão do Conhecimento, Marcos Cavalcanti é professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e coordenador geral e acadêmico do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), também da COPPE.
Carlos Nepomuceno é professor do MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM) do Crie e consultor especialista no assunto.
- Publicado em - 01/01/2007