/Livros

Polos geradores de viagens orientados à qualidade de vida e ambiental
- Autor: Licinio da Silva Portugal – professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe
- Páginas: 704
- Editora: Interciência
Os gestores públicos das cidades brasileiras e de outros países da América Latina já contam com um valioso material para planejarem de forma mais eficaz a expansão urbana, a partir de grandes empreendimentos. Acaba de ser lançado o livro Polos Geradores de Viagens Orientados à Qualidade de Vida e Ambiental, fruto de estudos de pesquisadores de 16 universidades sediadas em cinco países, com financiamento do CNPq e da Faperj. Organizado pelo professor Licinio da Silva Portugal, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, o livro foi lançado no final de outubro em Joinville, durante o Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (Anpet).
Dividido em 20 capítulos, o livro editado pela Interciência tem como foco os impactos que os grandes pólos como shoppings, estádios de futebol e locais que atraem grandes públicos trazem para a população das cidades do Brasil e demais países da América Latina, com ênfase no transporte. O professor Licinio diz que o objetivo da obra é contribuir para que os estudos de impactos e o licenciamento de polos geradores de viagens (PGVs) promovam resultados mais respaldados tecnicamente e sintonizados com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
“É uma obra bastante útil para pesquisadores, técnicos e profissionais que atuam nos setores de transporte, de planejamento urbano e, especificamente, na elaboração e análise de estudos de PGVs, destacando a etapa de modelagem da demanda de viagens”, diz Licinio, acrescentando que o livro traz uma base de conhecimento devidamente respaldada por ampla e atualizada revisão bibliográfica e de práticas existentes.
Os autores documentaram e caracterizaram diretrizes, parâmetros e dezenas de modelos e taxas de geração de viagens de automóveis para nove dos principais tipos de PGVs. O mesmo foi feito para os deslocamentos a pé, por bicicletas e até mesmo de carga. “As análises comparativas entre os modelos considerados na publicação proporcionam critérios e fundamentos que podem auxiliar o leitor a tomar decisões quanto àqueles mais adequados a serem usados ou sobre o procedimento a ser tomado, caso nenhum dos existentes atenda às necessidades locais”, explica o professor.
Ao todo, o livro reúne mais de 50 pesquisadores de universidades brasileiras, incluindo a UFRJ, e da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad del Valle (Colômbia), Universidad Simón Bolívar (Venezuela), Universidade de Coimbra (Portugal). Todos desenvolvem estudos sobre polos geradores de viagens, o que contribuiu para o rico e diversificado conteúdo apresentado na obra. De acordo com o professor da Coppe, trata-se uma iniciativa pioneira que resultou em abordagens comprometidas com suas aplicabilidades, sem perder o rigor e o respaldo científico.
- Publicado em - 05/11/2012