Lista de Livros

/Livros


Tecnociências e humanidades: Novos Paradigmas, Velhas Questões

  • Autor: Luiz Pinguelli Rosa
  • Páginas: -
  • Editora: Paz e Terra

Tecnociências e Humanidades: novos paradigmas, velhas questões, de autoria do professor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, aborda a inter-relação entre “duas culturas” que marcam o nosso tempo na Civilização Ocidental: as ciências da natureza e as humanidades. Embora tenha pautado sua vida acadêmica sobre os pilares de uma das ciências da natureza, a física, Pinguelli desaponta àqueles que apostam na eterna disputa entre essas duas vertentes da ciência. O livro, editado pela Paz e Terra, foi selecionado pelo júri da Câmara Brasileira do Livro como finalista ao Prêmio Jabuti na categoria Humanidades.

 

Partindo da história da física e sua eterna relação com a filosofia da ciência, o autor mostra a aproximação entre paradigmas das ciências naturais e humanas A obra, cujo prefácio é assinado por Leonardo Boff, é dividida em três volumes: O primeiro, aborda O Determinismo Newtoniano na Visão do Mundo moderno. O segundo volume, que já se encontra em fase de edição, fala das Revoluções Pós-Newtonianas, Incerteza e Pós-Modernismo, e o terceiro, será dividido em duas partes; As Rupturas de paradigmas: Do caos à Complexidade e à Teoria da mente e Ciência, Tecnologia e Sociedade no Limiar do Século XXI.

 

A vasta experiência de Pinguelli Rosa como professor o faz tratar temas extremamente complexos de uma forma pedagógica, de modo a facilitar a leitura, mesmo para aqueles “não iniciados”. Assim, profissionais e estudiosos, tanto da área das ciências da natureza como das ciências sociais e humanas, poderão encontrar nele uma obra de referência que os ajudará a entender melhor o seu conhecimento específico.

 

No prefácio, Boff resalta que o mérito especial do professor Pinguelli é ter realizado o que diz o título de seu livro Tecnociências e Humanidades: novos paradigmas, velhas questões. Por um lado, deixa falar a ciência no rigor de seu discurso. Por outro, destaca suas ressonâncias históricas, face às quais o autor se mostra comprometido com uma visão de mudança e de melhoria da sociedade e da condição humana em geral. Faz duas culturas, tecnociências e humanidades, convergirem numa mesma linguagem”.