Lista de Livros

/Livros


Willy Lacerda – Doutor no saber e na arte de viver

  • Autor: Diversos
  • Páginas: 360
  • Editora:

Editado pela equipe de professores da Área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, “Willy Lacerda – Doutor no saber e na arte de viver” é um livro-homenagem ao professor Willy, que coordenou a implantação da área de Geotecnia na Coppe, em 1967.


Concebido em uma bem cuidada edição de 360 páginas, em papel couché matte e capa dura, o capricho com que o livro foi feito demonstra o carinho dos organizadores para com Willy Lacerda. Carinho esse percebido logo no texto de apresentação, assinado pela equipe de organizadores: “Esta homenagem é para retribuir um pouco do muito que Willy nos ensinou: leis, princípios, e comportamentos, científicos e humanos, dentre os quais, talvez o mais importante, como ele mesmo diria, é o Princípio das Atenções Afetivas.”


O livro reúne textos em homenagem a Willy Lacerda assinados por colegas de Coppe e ex-alunos, e artigos técnicos de autoria do homenageado e de professores convidados da Coppe e de outras instituições.


A obra foi lançada durante o simpósio em homenagem aos professores Willy Lacerda e Jacques de Medina, promovido pela Área de Geotecnia da Coppe, nos dias 17 e 18 de março de 2016, que marcou também os 80 anos de Willy. Na ocasião, foi lançado também o livro-homenagem “Jacques de Medina – Visionário humanista”.


Com uma tiragem de 300 exemplares, o livro não será vendido. Foi entregue aos participantes do simpósio e à Geobrugg, empresa que patrocinou a impressão da obra. Como não foi possível incluir todos os artigos técnicos recebidos para o simpósio na edição impressa, será disponibilizada, em breve, uma versão digital com todos os trabalhos no site do Programa de Engenharia Civil da Coppe em http://www.coc.ufrj.br/, onde será possível consultar todo o conteúdo.


Sobre o homenageado:


Willy Lacerda é considerado mestre de várias gerações de professores


Ao longo de quase 50 anos de carreira, o professor Willy Lacerda teve a oportunidade de formar várias gerações de professores e pesquisadores, que hoje estão em atividade no Brasil e no exterior. Aluno da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, Willy concluiu a graduação em 1958, ano em que ingressou na empresa Tecnosolo.


Um pouco mais tarde, a convite dos professores Fernando Barata e Jacques de Medina, Lacerda trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Guanabara, onde permaneceu de 1964 a 1966. Ingressou no Instituto de Geotécnica em 1966, ano em que o estado do Rio de Janeiro sofreu com fortes chuvas.


Em 1967, implantou a área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, a qual coordenou por um período de um ano. Por indicação do professor Luiz Bevilacqua, foi convidado pelo fundador da Coppe, Alberto Luiz Coimbra, para ser professor assistente do pesquisador holandês Willem van Leydjen.


Em 1968, Willy Lacerda seguiu para a Universidade de Berkeley, reconhecida por desenvolver importantes estudos de fluência de solos. Permaneceu na Califórnia por quatro anos, período em que cursou mestrado e doutorado.


Em 1972, Lacerda retornou à Coppe, já como professor do Programa de Engenharia de Civil (PEC). Atuou na montagem do primeiro Laboratório de Mecânica dos Solos da instituição. Depois, coordenou a Área de Mecânica dos Solos, de 1974 a 1977, e o Laboratório de Mecânica dos Solos, de 1978 a 1979.


Ao longo da Carreira, orientou 69 teses de doutorado e dissertações de mestrado e publicou mais de 90 textos científicos. Editou o livro “Landslides:Evaluation & Stabilization", pela Balkema, em 2004, e coordenou o livro Tormentas cariocas, publicado pela Coppe em 1996, que contou com a colaboração de pesquisadores da Coppe, da UFRJ e de outras instituições estaduais e municipais. Em 2010, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ.

  • Publicado em - 16/03/2016