/Notícias

• Cerimônia virtual em homenagem à professora Franciane

O Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ presta homenagem à professora Franciane Conceição Peters (1985-2020), na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto. Promovido por uma comissão composta por alunos e funcionários, o evento virtual será realizado e transmitido, a partir das 18 horas, pelo Facebook do Programa.

• Proteína produzida na Coppe inoculada em cavalos do Vital Brazil estimula a produção de anticorpos 20 vezes mais potentes no combate ao SARS-CoV-2

Plasmas de quatro dos cinco cavalos do Instituto Vital Brazil inoculados com Proteína S recombinante do coronavírus produzida na Coppe/UFRJ apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 50 vezes mais potentes contra o vírus SARS-CoV-2 do que os plasmas de pessoas que contraíram a Covid-19. O resultado foi obtido após 70 dias de testes realizados em maio de 2020.

• Projeto da Coppe é selecionado para programa de empreendedorismo internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Projeto da Coppe, que conta com parcerias de FURNAS e Petrobras, transformará o estado no “Vale do Silício” das áreas de energia e sustentabilidade

• Coppe, Inmetro e PUC-Rio desenvolvem tecido antiviral para máscaras de proteção à Covid-19

Pesquisadores desenvolvem tecido para máscaras que pode neutralizar a ação do coronavírus. Fruto de uma parceria entre Coppe/UFRJ, Inmetro e PUC-Rio, o tecido composto por nanopartículas atua como um poderoso filtro que inativa os elementos virais respiratórios, como o SARS-CoV-2. A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para que o material possa ser produzido em escala industrial.

• Jerson Kelman discute novo marco do saneamento na TV Folha

O professor da Coppe/UFRJ, Jerson Kelman, discutiu os principais pontos do novo marco do saneamento, em transmissão realizada pela TV Folha, no programa “Ao Vivo em Casa”, nesta segunda-feira, 3 de agosto. O vídeo está disponível no canal da Folha de São Paulo, no YouTube.

• Ex-presidente do Cederj, Bielschowsky avalia desafios do ensino remoto

O professor Carlos Eduardo Bielschowsky, do Instituto de Química (IQ), da UFRJ, abordou os desafios do ensino emergencial remoto em palestra virtual promovida, dia 16 de julho, pelo GT-EAD da Coppe/UFRJ. Ex-presidente do Cederj, Bielschowsky destacou a importância do aprendizado ativo, autônomo, no ensino remoto, para que os alunos não se cansem com longas aulas por vídeo, mas busquem construir seus caminhos de conhecimento.

• Diretor da Coppe debate Extensão Universitária nas Engenharias

Confira no canal da Coppe/UFRJ no YouTube o painel “Extensão Universitária nas Engenharias - uma ferramenta de metodologia ativa de ensino”, realizado dia 17 de julho, com a participação do diretor da Coppe, professor Romildo Toledo. Mediado pela professora Susanne Hoffmann, da Escola de Química (EQ/UFRJ), o debate integrou a programação do Festival do Conhecimento UFRJ.

• Alunos da Coppe e do Cefet conquistam o bicampeonato na maratona mundial Invent for the Planet 2020

Os alunos da Coppe/UFRJ e do Cefet-RJ venceram a maratona mundial de inovação Invent for the Planet, pelo segundo ano consecutivo. O resultado acaba de ser divulgado pela Texas A&M University (EUA), responsável pela final do campeonato.

• Alunos da Coppe e do Cefet disputam a final do Invent for the Planet

Na próxima semana, dias 27 e 28 de julho, o time formado por alunos da Coppe e do Cefet representarão o Brasil na grande final do Invent for the Planet 2020. Em função da pandemia, este ano a final conduzida pela Texas A&M University será disputada remotamente. A equipe brasileira é formada por quatro integrantes: Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet-RJ.

• Fundos gerenciados pela Coppetec recebem mais de R$ 4 milhões em doações para a UFRJ

A Fundação Coppetec mobiliza uma extensa rede de solidariedade no combate ao coronavírus. Cerca de 3 mil pessoas e empresas já doaram mais de R$ 4 milhões aos três fundos gerenciados pela fundação, cujos recursos estão suprindo parte das necessidades emergenciais do complexo hospitalar da UFRJ, ampliando número de leitos, financiando testes, equipamentos e pesquisas realizadas na Universidade para o combate à Covid-19.