/Notícias

• Coppe lidera UFRJ no Vacathon, a maratona de inovação do setor do leite

Inicia dia 22 de outubro a quinta edição do Vacathon, a maratona de inovação do setor do leite e derivados que, neste ano, contará com a participação de dez alunos da UFRJ liderados por três professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ e por uma pesquisadora do Centro da Ciência da Saúde (CCS) da universidade. Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento será realizado até 30 de outubro.

• Coppe desenvolve sistema de monitoramento que poderá ajudar no tratamento da Covid-19

Pesquisadores da Coppe/UFRJ desenvolveram um sistema computacional, com uso de tecnologias contemporâneas, para apoiar no acompanhamento de pacientes internados, vítimas da Covid-19. Um oxímetro capaz de se comunicar com o sistema também foi desenvolvido para ser acoplado em cada paciente, disponibilizando, on-line e em tempo real, os dados sobre o índice de oxigenação no sangue, frequência cardíaca e temperatura.

• Incubadora de Empresas da Coppe promove curso de empreendedorismo

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ inicia na próxima terça-feira, dia 06 de outubro, um curso de empreendedorismo para 50 pessoas que estão interessadas em construir uma carreira profissional na área tecnológica comandando seu próprio negócio. O curso é fornecido pela EloGroup, considerada como uma das maiores consultorias do Brasil.

• Solidariedade de aluno da Coppe é destaque em exibição fotográfica no Reino Unido

A imagem do aluno de doutorado da Coppe/UFRJ, Sami Ayad, sorridente em seu primeiro dia de trabalho voluntário em um centro de distribuição de alimentos em Londres, foi uma das cem fotografias escolhidas para compor a exposição Hold Still, idealizada pela Duquesa de Cambridge para mostrar os laços sociais de empatia e solidariedade no Reino Unido durante a pandemia.

• Avanço do MagLev-Cobra depende de financiamento para protótipo industrial

Às vésperas de completar seis anos de sua inauguração, o protótipo Maglev-Cobra será desativado, após ter transportado mais de 20 mil passageiros ao longo da linha experimental que liga o Centro de Tecnologia 1 ao Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária. A falta de recursos, agravada pela pandemia, levou a essa decisão. No entanto, o projeto desenvolvido na Coppe/UFRJ segue em busca de investimentos para galgar novas etapas em seu amadurecimento tecnológico.

• Crônica de uma crise anunciada: desmatamento pode causar grandes prejuízos econômicos ao Brasil

O desmatamento na Amazônia, que em agosto deste ano atingiu uma área próxima ao tamanho da cidade de São Paulo, segundo dados do Imazon, poderá causar enormes prejuízos econômicos ao Brasil. Em artigo publicado em 2018, professores e pesquisadores da Coppe/UFRJ já sinalizavam que o cenário de fraca governança poderia levar o Brasil a prejuízo financeiro significativo, estimado em cinco trilhões de dólares nas próximas três décadas.

• Professor Bevilacqua recebe título de Pesquisador Emérito do CNPq

O professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, Luiz Bevilacqua, recebeu dia 23 de setembro, o título de Pesquisador Emérito do CNPq.

• Projeto da Coppe e do Cefet-MG sobre Covid-19 e Mobilidade é selecionado pelo Pnud

Projeto desenvolvido em parceria por professores da Coppe/UFRJ e do Cefet-MG foi um dos selecionados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para integrar o programa Explorando o impacto da COVID-19 e a resposta política na América Latina e no Caribe, por meio de dados de mobilidade.

• Professor da Coppe concorre ao Troféu Frotas & Fretes Verdes 2020

O professor do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Marcio D’Agosto, está concorrendo ao Troféu Frotas & Fretes Verdes 2020, na categoria Influenciador para Mobilidade Sustentável.

• Laboratório de Transportes de Cargas da Coppe lança novo portal

O Laboratório de Transportes de Cargas (LTC) da Coppe/UFRJ acaba de lançar seu novo portal, no qual os visitantes tem acesso ao acervo de dez anos de atividades da equipe constituída por professores, pesquisadores e alunos.