/Notícias
-
Coppe e Tsinghua renovam a cooperação no Centro China-Brasil
A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua vão renovar nesta terça-feira, 28 de março, por mais quatro anos, a parceria entre as instituições materializada no Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia. O acordo terá validade até 2027.
-
Em evento na China, professora Suzana Kahn alerta para a urgência no enfrentamento aos desafios do clima
A vice-diretora da Coppe/UFRJ e diretora do Centro China-Brasil, professora Suzana Kahn, participou em Pequim, nesta segunda-feira, dia 27 de março, da sessão “Think tanks, universidades e ação local”, do evento “China-Brasil, diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e pelo Center for China & Globalization (CGC). No evento, professora Suzana alertou para o encurtamento dos prazos para que a comunidade internacional responda aos desafios do clima.
-
Coppe e ANP firmam acordo de cooperação para o descomissionamento de estruturas offshore
A Coppe/UFRJ e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinam nesta segunda-feira, 27 de março, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento técnico-científico de soluções práticas que respondam às necessidades do descomissionamento de estruturas e equipamentos da produção offshore de óleo e gás no Brasil, e a questões relacionadas à transição energética.
-
Brasil terá que gastar mais de três trilhões de dólares se não eliminar o desmatamento ilegal até 2028
O Brasil terá que gastar mais de US$ 3 trilhões em custos de compensação ambiental até 2050, caso não elimine o desmatamento ilegal nos próximos cinco anos. Esta é uma das conclusões do Programa de Transição Energética, um estudo elaborado por pesquisadores da Coppe/UFRJ, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
-
Djalma Falcão é aprovado como Professor Emérito pelo Conselho Universitário
O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou nesta quinta-feira, 23 de março, a concessão do título de Professor Emérito ao professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe Djalma Falcão.
-
Laboratório da Coppe abre inscrições para alunos e pesquisadores que desejem desenvolver soluções para descarbonizar edificações
O Laboratório Urbano Vivo de Soluções Construtivas Inteligentes da Coppe/UFRJ abriu inscrições para alunos e pesquisadores da UFRJ que visem inovar ou empreender, por meio de desenvolvimento de soluções para a descarbonização das edificações.
-
Aula Inaugural do Programa de Engenharia Nuclear com ex-diretor-presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães – 23/03
Com o tema “O futuro tecnológico da geração Elétrica Nuclear”, a aula será realizada no auditório do Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Cidade Universitária.
-
Em evento no Coppe-I, Celso Pansera defende parceria entre universidade e capital privado
Em visita ao Ecossistema de Inovação da Coppe/UFRJ, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e futuro presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, defendeu a parceria da iniciativa privada com as universidades públicas, o uso do poder de compra do Estado para o fomento à inovação e a destinação de parte do Fundo Social do Pré-Sal para a Ciência e a Tecnologia.
-
Coppe recebe seus novos alunos com mensagem de otimismo da ministra Luciana Santos
A Coppe/UFRJ promoveu nesta segunda-feira, 20 de março, a Aula Inaugural do ano letivo, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O evento, que marcou também a recepção aos seus novos alunos, lotou o auditório da instituição.
-
Liderada por professora da Coppe equipe da UFRJ conquista Maratona SBC
A equipe Lebenslangschicksalsschatz da UFRJ foi a campeã da Maratona SBC de programação 2022, cuja final foi realizada no último sábado, dia 18 de março, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dirigida pela professora Marcia R. Cerioli, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe e do Instituto de Matemática, a equipe é a primeira da UFRJ a vencer esta competição.