Lista de Notícias

/ABEAR e Coppe promovem evento para discutir o setor aéreo

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Coppe/UFRJ realizam o encontro “Aviação em Debate”, no próximo dia 6 de agosto, das 8h30 às 18h, no auditório da Coppe no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária. O evento vai reunir autoridades, especialistas e representantes da indústria, assim como professores e pesquisadores, para discutir temas atuais e as perspectivas do setor aéreo brasileiro para os próximos anos. Na ocasião, a ABEAR e executivos das companhias aéreas associadas divulgarão um documento que apresentará aos candidatos à Presidência da República a pauta de trabalho do setor para a concretização das metas propostas pela Agenda 2020, publicada pela associação no início de 2013.

 

A programação do evento inclui quatro painéis temáticos de aproximadamente uma hora de duração cada, nos quais serão abordadas questões como o processo de concessão de aeroportos, as obras em diversos terminais pelo País, a adoção de novas tecnologias e as iniciativas de fomento à aviação. Também serão discutidos os desafios de segurança e sustentabilidade ambiental da atividade no Brasil e no exterior, o papel da mídia na cobertura do setor e na interlocução com a sociedade, e os aprendizados da bem-sucedida operação aérea nacional no apoio à realização da Copa do Mundo de futebol. Os palestrantes vão apresentar visões particulares dos fatos com a condução de moderadores de vasta experiência.

 

O ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil (SAC); o tenente brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Carlos Ebner, diretor no Brasil da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA); Eduardo Iglesias, diretor-executivo da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe; o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; e o professor Elton Fernandes, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, são alguns dos representantes com participação confirmada no evento.

 

As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas clicando sobre o banner disponível na página inicial do site da ABEAR: www.abear.com.br. As vagas são limitadas. A página do sistema de credenciamento traz também a programação completa do evento, além de orientações para se chegar ao auditório da Coppe/UFRJ.

 

Estudando o setor aéreo há vários anos, o professor Elton Fernandes destacou a importância do evento. “Um encontro como esse é uma boa oportunidade de reunir diferentes segmentos do setor aéreo brasileiro para discutir os principais desafios e as perspectivas para os próximos anos. A comunidade acadêmica defende uma indústria nacional forte para enfrentar as dificuldades existentes e aproveitar as oportunidades que o mercado aéreo do Brasil oferece”, afirma Elton Fernandes.

 

“A realização desse evento renova o papel que a ABEAR se propôs a ocupar desde sua criação, em meados de 2012, de estimular o transporte de cargas e passageiros pelo modal aéreo”, conta o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. "A parceria com a Coppe, um dos importantes centros de conhecimento do país, nos aproxima da academia, proporcionando um olhar conjunto entre teoria e prática aplicadas os desenvolvimento da aviação”, avalia.

 

Confira a programação:

 

08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

 

09h15 às 09h45 – Abertura

 

Eduardo Sanovicz (ABEAR) / Prof. Dr. Luiz Pinguelli Rosa (COPPE) / Carlos Eduardo Pellegrino (ANAC) / Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira (DECEA)

 

09h50 às 10h50 – 1º Painel

 

CGNA: O gerenciamento do tráfego aéreo em grandes eventos e legados Moderador: Cmte. Ronaldo Jenkins Painelistas: Cel. Bertolino e Cel. Medeiros (CGNA) e José Alexandre Fregnani (IATA)

 

O painel inaugural do evento apresenta as visões da autoridade pública responsável pelo controle e gerenciamento da navegação do espaço aéreo nacional, bem como das companhias transportadoras, como resultado do trabalho integrado e colaborativo realizado durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Serão comentados os conhecimentos e práticas empregadas na bem-sucedida operação do maior evento do esporte mundial. Os participantes conhecerão as experiências que serviram de base para o planejamento de procedimentos e ações. Serão debatidos os aprendizados dessa experiência, que restam como legado para a aviação nacional e que creditam o país para recepcionar mais eventos semelhantes, com conforto, segurança e eficiência para os usuários do sistema.

 

10h50 às 11h05 – Coffee Break

 

11h10 às 12h10 – 2º Painel

 

Aviação 2020 no Brasil e no Mundo Moderador: Adalberto Febeliano Painelistas: Carlos Ebner (IATA), Eduardo Iglesias (ALTA) e Eduardo Sanovicz (ABEAR)

 

Os representantes da indústria da aviação comercial fazem um diagnóstico desse mercado competitivo no Brasil e no mundo. Comentam sobre o relacionamento com os diversos atores do setor público e privado, as questões que envolvem as diferentes nações e blocos econômicos, tratam das mudanças de comportamento dos consumidores e das evoluções técnicas e tecnológicas. Abordam ainda os desafios em se conciliar o gerenciamento de custos operacionais elevados com a manutenção de um serviço de excelência e a preocupação com o meio ambiente. A partir desses diversos ângulos, os palestrantes vão indicar os caminhos para realizar as possibilidades concretas de desenvolvimento do setor e de democratização do acesso ao meio de transporte.

 

12h15 às 13h30 – Palestra Coppe Panorama do Transporte Aéreo no Brasil Palestrante: Professor Elton Fernandes, do programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ

 

13h30 às 15h00 – Almoço

 

15h00 às 16h00 – 3º Painel

 

Aviação no Brasil: A visão da imprensa brasileira Moderador: Adrian Alexandri Painelistas: Ancelmo Gois (O Globo) e William Waack (TV Globo)

 

Depois do forte desenvolvimento experimentado a partir da virada do século, a aviação nacional deixou de ser um meio de transporte restritivo para se democratizar, permitindo o ingresso de milhões de novos consumidores. Com isso, entrou na pauta diária da mídia, que se vê diante do desafio de processar e transmitir informações técnicas numa linguagem acessível para o grande público. Ao prestar serviço, centrando grande foco na defesa dos consumidores, a imprensa ouve companhias aéreas, prestadores de serviços, autoridades públicas, operadores aeroportuários, fontes de mercado, ambientalistas, entre outros. Ao noticiar, filtra conteúdos também direcionando os rumos da aviação nacional. Vamos conhecer, a partir dos relatos de nossos palestrantes, quais as visões da imprensa sobre setor na atualidade e quais as perspectivas de futuro.

 

16h05 às 17h15 – 4º Painel e Encerramento

 

Divulgação da Carta da Aviação à República Mesa: Ministro de Estado Moreira Franco (SAC), presidentes das empresas aéreas fundadoras (Avianca, Azul, Gol, Tam) e presidente da ABEAR

Depois de uma década de crescimento, estabelecendo-se como 3º maior mercado doméstico do planeta, e após superar o desafio de desempenhar papel central na Copa do Mundo, a aviação nacional viu recentemente a retomada dos investimentos em infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea. Mas, com custos elevados, se vê diante da necessidade de resolver questões tributárias, regulatórias, trabalhistas e ambientais. Medidas necessárias para garantir às empresas nacionais condições de competição equiparáveis àquelas encontradas nos outros principais mercados domésticos do mundo. O setor aéreo apresenta o documento a ser entregue aos candidatos à presidência da República contendo os principais temas que garantirão a manutenção da inclusão e do desenvolvimento sustentável do setor.

 

17h15 às 18h00 – Coquetel de Encerramento

 

Saiba mais na seção Notícias do Planeta Coppe:

 

http://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/futuro-do-setor-aereo-em-debate-na-coppe

 

  • Publicado em - 28/07/2014