Lista de Notícias

/Arte e Ciência se encontram no Cern

O mais importante laboratório de física de partículas do mundo recebeu este mês um convidado muito especial. O violoncelista americano Yo-Yo Ma apresentou o Prelúdio da Suíte nº 6 em Ré maior para violoncelo, de Johan Sebastian Bach, no túnel do Large Hadron Collider (LHC), a 100 metros de profundidade. Instalado no Cern, o LHC é o maior acelerador de partículas do planeta.


“Eu sempre pensei que filosofia, arte e ciência são parceiras equivalentes nesta coisa que chamamos de cultura. Nós devemos lutar por esta crença. Porque o fosso crescente entre as disciplinas de questionamento e a cultura, economia e política levou a crescentes e assustadoras fraturas no mundo”, afirmou o artista, considerado um dos melhores violoncelistas do mundo.


A Coppe/UFRJ possui uma longa parceria com o Cern, iniciada em 1988. Seus pesquisadores colaboraram na concepção e desenvolvimento do calorímetro, um dos detectores do Atlas, maior experimento de detecção de partículas em funcionamento no mundo. O professor da Coppe, Manoel Seixas, coordena a equipe brasileira no Atlas, experimento que teve relevante contribuição na descoberta do bóson de Higgs, conhecida como "a partícula de Deus", a qual permite que matéria tenha massa. 


Assista a apresentação de Yo-Yo Ma, no canal do Cern no YouTube


Saiba mais sobre a parceria Coppe e Cern no Planeta Coppe Notícias

  • Publicado em - 24/09/2019