/Cientistas divulgam relatório sobre vulnerabilidades e adaptação das cidades costeiras brasileiras
O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) divulgou, na segunda-feira, 5 de junho, o relatório "Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas". É o segundo documento produzido pelo Painel contextualizando o impacto das mudanças climáticas nas cidades. O primeiro foi divulgado durante a COP 22 (Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), no Marrocos, no ano passado.
De acordo com a presidente do Comitê Científico do Painel e professora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro, além de ampliar o conhecimento sobre os problemas, o relatório apresenta maneiras de minimizar os danos às cidades que serão afetadas: "A elevação do nível do mar e das temperaturas já é uma realidade e, no Brasil, a extensão desses impactos ainda é muito maior, já que grande parte das regiões está localizada nestas áreas. Não há como evitar os danos, mas sim, implantar soluções no sentido de que possamos nos adaptar a uma nova realidade", afirma.
O evento teve como objetivo promover uma discussão com especialistas, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade civil sobre as vulnerabilidades das cidades costeiras brasileiras diante dos eventos climáticos.
Saiba como foi a programação do evento e leia na íntegra o relatório do PBMC.
- Publicado em - 05/06/2017