/COPPE Apresenta seus Projetos na Oil & Gas Expo and Conference
A COPPE vai apresentar suas mais recentes pesquisas e projetos voltados para a área de petróleo durante a Oil & Gas Expo and Conference, de 16 a 19 de outubro, no Riocentro. Entre eles, destaca-se o "Tanque Oceânico", um projeto de R$ 14 milhões, que proporcionará à engenharia nacional um apoio experimental similar em apenas dois países. Com uma profundidade de 15m e um poço central com 10 m adicionais, será o tanque oceânico mais profundo do mundo. Para que o público possa ter uma idéia da dimensão deste projeto, a COPPE exibirá uma maquete, em escala 1:40, mostrando os principais detalhes de equipamentos e possibilidades de operação do tanque. Os projetos da COPPE estarão em exposição no estande Finep, Pavilhão C, Rua D, número 23, Riocentro. Aberta ao público, das 13h às 21h, a Oil & Gas Expo and Conference recebe em média 30 mil visitantes, provenientes de 27 países, e é reconhecidamente um dos mais importantes eventos do setor em nível mundial.
Durante o evento, a COPPE promoverá duas conferências no micro-auditório do estande Finep. No dia18, das 19h às 20h, o tema da palestra será "Detecção de Óleo no Mar Utilizando Imagens Orbitais de Radar - Estudo de Caso: Golfo do México". A conferência será proferida pelos engenheiros Luiz Landau, professor do Programa de Engenharia Civil da COPPE, Enrico Campos, pesquisador CBRR/COPPE, e Fernando Pelon de Miranda, do CENPES/Petrobras. No dia 19, das 18h30 às 19h30, "Tanque Oceânico: Capacitação Tecnológica em Águas Profundas" será o tema da conferência proferida pelo Diretor da COPPE, Segen Estefen e o Prof. Antonio Carlos Levi da Conceição, do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE.
Nos anos de 1999 e 2000 a COPPE foi a instituição de pesquisa brasileira que conquistou o maior número de projetos CTPETRO - programa do Ministério da Ciência e Tecnologia que financia, com royalties do petróleo, projetos de pesquisa direcionados ao setor. Ao todo, a COPPE teve 77 projetos selecionados, sendo que 64, no edital de 1999, e treze no edital do ano 2000. Atualmente a instituição reúne mais de 500 pessoas, entre professores, alunos, pesquisadores e técnicos trabalhando em pesquisas e projetos voltados para a área de óleo e gás.
A COPPE tem sido nos últimos 30 anos uma das principais parceiras da Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a exploração de petróleo em águas profundas. Uma parceria de sucesso, que colaborou para tornar o Brasil líder no ranking mundial na área de tecnologia offshore e gerar uma economia de bilhões de dólares em divisas ao país. Confira abaixo o resumo de alguns trabalhos da COPPE que estarão em exposição no estande da Oil & Gas Expo and Conference.
- Tanque Oceânico: Aprofundando o Futuro
- Câmara Hiperbárica: Recorde em Profundidade
- Processo de Proteção Anti-Corrosiva por Ferrugens Protetoras
- Barreiras de Difusão geradas com Nitretação Iônica por Plasma Pulsado
- Sistema Automático de Robô Submarino
- Monitoração da Corrosão na Indústria do Petróleo
- Sensores de Fibra Óptica para Produção de Petróleo
- Controle de Poluição das Águas
- Materiais Compósitos: Aplicações Estruturais de Plásticos Reforçados com Fibras
- Determinação de Características Físicas de Riser Flexível
- Novos Catalisadores na Produção de Diesel e de Geração de Hidrogênio a Partir do Gás Natural
- Sistemas Petrolíferos
- Simulação de Reservatórios
- Mineração de Dados, Textos e Web: Engenharia de Conhecimento e Dados
- Sistemas de Análise e Diagnóstico e Sistemas Baseados em Informação
- Centro Brasileiro de Recursos RADARSAT (CBRR/COPPE)
- Termociências e Máquinas Térmicas - TERMAQ
- Publicado em - 09/10/2000