Lista de Notícias

/COPPE comemora 45 anos

A COPPE comemora seus 45 anos de existência nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro. Em cerimônia a ser realizada no Museu Histórico Nacional, a COPPE homenageará os professores e funcionários que fizeram parte do início de sua trajetória e 25 empresas e instituições parceiras, como Petrobras, Eletrobrás, Furnas, Companhia Vale do Rio Doce, Votorantim, Gerdau, Companhia Siderúrgica Nacional, entre outras. A instituição prestará ainda uma homenagem especial ao fundador da instituição, Alberto Luiz Coimbra.

O evento contará com a presença de autoridades de governo e dirigentes de empresas e instituições. Já estão confirmadas as presenças do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do ministro das Cidades, Márcio Fortes, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, do presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, do presidente da FINEP, Luis Manuel Fernandes, do presidente da ANEEL, Jerson Kelman, do presidente da Wellstream do Brasil, Luis Antonio Gomes de Araújo, entre outros.

Nos últimos 20 anos, a COPPE já firmou mais de 10 mil contratos com empresas e instituições para o desenvolvimento de projetos. Atualmente, são mais de mil em andamento. A COPPE foi a primeira parceria da Petrobras com um centro de pesquisa, firmada em 1968, que resultou na instalação do Laboratório de Membranas. Ao assinarem o primeiro grande convênio de cooperação celebrado entre a empresa e uma Universidade, em 1977, a COPPE e a Petrobras deram início a uma parceria duradoura, que hoje já soma mais de 2 mil contratos e cujos resultados levaram o Brasil à liderança mundial na tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas.

Foi assinado com Furnas o primeiro contrato da Fundação Coppetec, criada para gerenciar os contratos e projetos da COPPE. Coordenado pelo professor do Programa de Engenharia Civil, Rui Vieira, o projeto teve como objetivo desenvolver um método de previsão hidrológica para um dos reservatórios da empresa no Rio Grande, em Minas Gerais.

Veja abaixo a relação de empresas e instituições que serão homegeadas:

Empresas homenageadas:

CSN – COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL

WELLSTREAM DO BRASIL

GRUPO VOTORANTIM

LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S/A

GRUPO GERDAU

REPSOL YPF

ELETRONORTE

OXITENO

VALE

AMPLA

ELETRONUCLEAR

SHELL BRASIL

HEMOBRÁS

FURNAS

ELETROBRÁS (CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S/A)

PETROBRAS

Instituições homenageadas:

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

CEPEL – CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELÉTRICA

FAPERJ – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

COEP - COMITÊ DE ENTIDADES NO COMBATE À FOME E PELA VIDA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

CENPES – CENTRO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO LEOPOLDO AMERICO MIGUEZ DE MELLO

BNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

FINEP – FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS

  • Publicado em - 02/12/2008