Lista de Notícias

/COPPE divulga suas patentes

Como parte da implementação de uma Política de Propriedade Intelectual (PI) na Instituição, a COPPE acaba de incluir em sua página na Internet informações sobre as patentes resultantes de suas pesquisas. Além de trazer os principais textos legais e links para sites sobre o tema, o tópico disponibiliza ao público inicialmente 21 das cerca de 40 patentes e registros de softwares já requeridos pela Instituição. As demais serão disponibilizadas até o mês de janeiro.

Segundo a Diretora da COPPE, Angela Uller, a recente regulamentação da Lei de Inovação tornou mais claros os procedimentos de licenciamento de patentes decorrentes de resultados de pesquisas. “Isso é particularmente importante no caso de uma instituição como a COPPE, cuja grande produção de conhecimento técnico-científico relevante pode gerar, certamente, muitos pedidos de patentes e de registros de softwares. Estes ativos são bens intangíveis que pertencem à Universidade e devem ser tratados como algo valioso que pode trazer recursos financeiros consideráveis para a Instituição e para os próprios pesquisadores”, afirma Angela.

Ainda de acordo com as diretrizes da nova Lei, a COPPE está implantando um escritório de transferência de tecnologia para ampliar os serviços já prestados neste campo e difundir a cultura de proteção da Propriedade Intelectual na Instituição. O Coordenador de Convênios e Projetos da Fundação COPPETEC e responsável pelas ações ligadas à PI na COPPE, Ricardo Pereira, antecipa que em futuro próximo a COPPE, através da Fundação, pretende ainda disponibilizar aos docentes e pesquisadores informações sobre patentes requeridas, nacional e internacionalmente, cujo objeto tenha relação com as linhas de pesquisa desenvolvidas por eles. As patentes são uma importante fonte de informação complementar às publicações científicas. Elas servem de instrumento para, por exemplo, alertar os pesquisadores sobre a apropriação, por parte de empresas, do conhecimento gerado por eles, sem que lhes sejam creditados ou à Universidade, por falta de proteção adequada, quaisquer valores sobre a pesquisa realizada.

Além da divulgação pela Internet, as ações internas no campo da Propriedade Intelectual prevêem ainda a realização de palestras com especialistas de escritórios de patentes privados e de outras universidades, além de reuniões e visitas programadas com empresários dos diferentes setores industriais que possam vir se interessar pelas patentes da COPPE.

As informações sobre propriedade intelectual e a lista de patentes solicitadas pela COPPE estão disponíveis no site.

  • Publicado em - 09/12/2005