/COPPE, Escola de Engenharia e Escola de Química da UFRJ lançam novos cursos de graduação
Oferecer cursos inovadores preparando o aluno para as novas demandas da área de ciência e tecnologia. Com esse objetivo, a COPPE, a Escola de Engenharia e a Escola de Química da UFRJ lançam quatro novos cursos de graduação no vestibular 2004: Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental. Aproveitando o caráter multidisciplinar da instituição, a COPPE reforça sua atuação na graduação, buscando suprir uma demanda cada vez maior de qualificação de profissionais frente ao aumento do número de empresas de base tecnológica no país. Com isso, o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina coloca à disposição de seus alunos os mais modernos laboratórios e um corpo docente altamente capacitado. As inscrições ficam abertas até o dia 5 de setembro.
A revitalização das áreas interdisciplinares envolvendo a interação da COPPE com outras unidades da UFRJ é uma das principais propostas da Diretoria Acadêmica da COPPE/UFRJ. Segundo o diretor Acadêmico da COPPE, Fernando Alves Rochinha, umas das metas da instituição é promover a consolidação das áreas que integram os diferentes programas, aumentando o número de cursos de graduação oferecidos em conjunto com outros institutos da UFRJ. Mais informações pelo site.
Confira abaixo o resumo de cada curso:
Engenharia de Computação e Informação
Esse curso oferecerá ao aluno uma formação ampla, capacitando-o para o uso de novas tecnologias de informação e comunicação e a atuação em novos setores da economia. O ensino terá ênfase na combinação de três áreas: computação, telecomunicações e tecnologia da informação. O curso oferecerá disciplinas básicas de física, matemática, computação, e disciplinas aplicadas como mineração de dados, inteligência artificial, gestão de projetos e empreendimentos, comércio eletrônico e tecnologia de comunicações. O objetivo é formar engenheiros com capacidade para dominar os diversos níveis da informação no mundo digital, possibilitando a transformação estratégica de informação em conhecimento.
Engenharia Ambiental
O aluno de Engenharia Ambiental ficará apto a participar de atividades técnicas que envolvam o planejamento ambiental do território, estudos de impacto ambiental, monitoramento e avaliação da qualidade dos recursos naturais, controle de atividades poluidoras, desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de riscos de atividades produtivas e de áreas urbanas. O curso irá abranger os diversos campos do conhecimento, identificando as disponibilidades e avaliando os impactos do uso dos recursos naturais e das fontes energéticas e de projetos de desenvolvimento, despertando em seus alunos o espírito crítico e criativo, os habilitando para a gestão multi e interdisciplinar das atribuições do Engenheiro Ambiental. Ao se formar, os alunos estarão aptos a atuar em agências reguladoras, consultoria técnica, perícia e controle de qualidade, coordenar estudos de viabilidade, projetos, execução de obras e serviços.
Engenharia de Petróleo
A abertura do mercado de petróleo e gás no Brasil criou um novo e promissor mercado de trabalho. O Engenheiro formado nessa habilitação estará apto a trabalhar em todos os ramos relacionados à indústria de petróleo. O objetivo é formar engenheiros com sólida base físico-matemática e com conhecimentos politécnicos, nas áreas de materiais, mecânica, eletrotécnica e de produção, além das tecnologias de exploração de petróleo. A Engenharia de Petróleo envolve o desenvolvimento das acumulações de óleo e gás descobertas durante a fase de exploração de um campo petrolífero, sendo associada, primordialmente, à área de exploração.
Engenheiro de Controle e Automação
O engenheiro formado nesse curso estará capacitado a atuar nas áreas de controle de processos, automação da manufatura e informática industrial. Entre suas principais atividades estão a concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas. O objetivo é dar aos alunos uma formação interdisciplinar, envolvendo aspectos científicos, tecnológicos, econômicos e organizacionais necessários para o desempenho da atividade. O curso foi elaborado de modo a oferecer um sólido conhecimento de base em matemática, física e informática; conhecimentos gerais de eletricidade e mecânica; fundamentos básicos de economia, gestão e segurança; conhecimentos aprofundados em controle de processos, instrumentação em controle e informática industrial. O mercado de trabalho para o engenheiro de automação e controle é bastante amplo, abrangendo empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e software para a automação industrial, entre outras.
- Publicado em - 29/08/2003