Lista de Notícias

/COPPE inaugura primeiro laboratório do País destinado a estudos na área da previdência social para o serviço público

Para enfrentar os desafios de criação e gestão de institutos de previdência de estados e municípios brasileiros, a COPPE inaugurou, no dia 29 de agosto, o primeiro Laboratório de Estudos Previdenciários do País. Na solenidade, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) para a utilização do Cadastro Nacional de Entidades de Previdência Social dos Servidores Públicos (CADPREV), com o objetivo de produzir estatísticas mais confiáveis sobre o setor.

A assinatura do acordo contou com a presença do secretário de Previdência Pública, Vinícius Carvalho Pinheiro e do Diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa.

Em comum acordo com o MPAS, serão disponibilizadas informações essenciais para prestadores de serviços e gestores dos regimes próprios. Segundo o coordenador executivo do Núcleo, o atuário Benedito Claudio Passos, os trabalhos desenvolvidos no novo laboratório serão voltados para o segmento dos Regimes Próprios de Previdência dos Servidores. O objetivo é colaborar com estados e municípios para a solução de problemas desse setor da previdência, considerado ainda hoje uma bomba relógio e um dos principais fatores para o aumento do déficit público.

Com a reforma da Previdência, em 15 de dezembro de 1998, ou seja, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 20, avolumaram-se as tarefas e a complexidade da gestão da matéria previdenciária. O serviço de consultoria do NAP passou a ser crucial para a vida de dezenas de municípios e estados, levando tecnologia e novos conhecimentos a custos compatíveis com a realidade destes entes públicos. O papel social do NAP, através da Fundação COPPETEC, tem sido notado pela forma com que, sem a figura do lucro, realiza estudos técnicos de qualidade.

“A qualidade dos trabalhos e pesquisas , incluindo a ação junto a centenas de prefeituras, tornaram esse Núcleo um centro de referência no País, hoje indicado pelo próprio Ministério da Previdência e Assistência Social”, ressalta Marcos Cavalcanti, professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE e Coordenador do NAP.

  • Publicado em - 28/08/2002