Lista de Notícias

/Coppe promove seminário sobre Produção Sustentável Aplicada

“A Produção Sustentável Aplicada: do contexto da base comunitária à indústria do petróleo” é o tema do seminário que será realizado na Coppe/UFRJ, dia 12 de abril, das 10 às 13horas. Promovido pelo Núcleo Professor Rogério Valle de Produção Sustentável (Sage) da Coppe, o evento tem como objetivo demonstrar as possibilidades de colaboração e proatividade entre os agentes da cadeia produtiva na produção sustentável. O seminário será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2)  – Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.

 

Durante o evento será prestada uma homenagem ao professor do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, Rogério Valle (1955-2017), que coordenou o Sage por 22 anos, desde sua fundação em 1995. Como parte da homenagem, serão lançados os livros “A caminho da indústria 4.0 e da produção sustentável”, de autoria do professor; e “Gestão Comunitária com ênfase em sustentabilidade ambiental”, organizado por Rogerio Valle e professor Fernando Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para auxílio a jovens com vulnerabilidade social.

 

O evento contará com a participação do deputado federal Alessandro Molon (da Frente Ambiental da Câmara); do diretor de Relações Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa; do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador do Sage, Fernando Tenório; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor Antonio Carlos de Francisco; do professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe, Marcelo Igor de Souza; e de um representante da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

 

O seminário será conduzido pela pesquisadora da Sage, Laurelena Palhano, que foi aluna de mestrado e doutorado do professor Rogério Valle. Durante o evento, ela falará sobre o trabalho do professor voltado para sustentabilidade ambiental e econômica, com inclusão social. “A publicação dos livros é uma forma de homenageá-lo, continuando o seu trabalho de formação de pessoas na área de sustentabilidade, tanto no plano comunitário quanto industrial”, diz Laurelena.


Sobre os livros

 

A obra Gestão comunitária com ênfase em sustentabilidade ambiental apresenta, em linguagem clara, conceitos e fundamentos teóricos da gestão social aplicados a experiências práticas de projetos comunitários. Mais especificamente, centra seu olhar para um tema de crescente interesse no mundo contemporâneo: as ações em prol do desenvolvimento, levadas a efeito pela mobilização das comunidades orientadas pela interação academia-sociedade, com foco na atenção básica à sustentabilidade do ambiente. O livro tem como propósito estimular a transferência de tecnologia social, por meio da gestão de projetos comunitários elaborados pelos próprios atores, os professores Rogerio Valle e Fernando Tenório, que vivenciaram demandas específicas da realidade na qual se inserem.

 

 

O livro A Caminho da Indústria 4.0 e da Produção Sustentável traz uma análise crítica de seu autor, professor Rogério Valle, sobre a evolução histórica do sistema produtivo, do taylorismo, da globalização e da indústria 4.0. Considerada conceitual, de metodologia rica e atual, a obra reflete a paixão e o afinco de Rogerio Valle, que sempre abordou assuntos relacionados a aspectos sociais, ambientais e econômicos da produção. Atento às especificidades das periferias do capitalismo global e com as grandes questões e desafios associados à sustentabilidade, o professor deixa, por meio dessa obra, um conteúdo que será muito inspirador para estudantes e jovens pesquisadores. O livro foi escrito com sabedoria, paixão e comprometimento ideológico, timbres de Rogério Valle.

 

 

 

Sobre o professor

 

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia (IMA - 1979), Rogerio de Aragão Bastos do Valle concluiu seu mestrado no Programa de Engenharia de Produção da Coppe (1984) e o doutorado na Université Paris Descartes V (1989). Ingressou como docente na Coppe em 1993, onde dois anos depois fundou o Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (Sage) que, em sua homenagem, passou a se chamar Núcleo Professor Rogério Valle de Produção Sustentável, a partir de março de 2018.

 

 

Rogério Valle tinha forte atuação nas áreas de Gestão e Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida, Gestão de Processos, Biotecnologias Marinhas, Logística Reversa, entre outras. O professor coordenou projetos relevantes como o Estudo de Impactos e Legados dos Jogos Rio 2016, para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em 2009, implantou no Sage o curso de capacitação para elaboração de relatórios de sustentabilidade no padrão Global Reporting Initiative (GRI). A Coppe tornou-se, até então, a única instituição de ensino no país credenciada pela GRI para oferecer esse curso. 

 

O professou orientou 39 teses de doutorado e 66 dissertações de mestrado. Publicou 49 artigos em periódicos nacionais e internacionais, e 62 trabalhos completos em anais de congressos. É autor ou organizador de mais de dez livros.

 

  • Publicado em - 05/04/2019