/Coppe sediará I Congresso Brasileiro em Engenharia de Sistemas em Processos
Entre os dias 20 e 22 de maio, a Coppe/UFRJ sediará o I Congresso Brasileiro em Engenharia de Sistemas em Processos, que reunirá cerca de 250 participantes de mais de 50 instituições nacionais, entre pesquisadores, profissionais e alunos que atuam nas áreas da Engenharia de Sistemas em Processos (PSE). O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Bloco 1, que fica na Avenida Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária. Os professores do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, Argimiro R. Secchi e Maurício Bezerra de Souza Jr., são os presidentes do Comitê Organizador e Comitê Científico, respectivamente.
Na programação constam palestras plenárias com os professores Venkat Venkatasubramanian, da Columbia University, dia 20, às 9h30, e Fengqi You, da Cornell University, dia 21, às 8h30 e a palestra de abertura do Presidente da FINEP, Gal. Barroso Magno. Ao todo serão 8 keynotes, 36 apresentações orais e 168 pôsteres, nas quais serão abordados temas diversos como Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Machine Learning, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos, Tratamento de Dados e suas aplicações na indústria, ente outros. Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo pela página no Facebook do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ: https://www.facebook.com/peq.ufrj.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), UFRJ, UFF, UFFRJ, UERJ e PUC-RIO, o evento contará em sua abertura com a presença do diretor da Coppe/UFRJ, Prof. Edson Watanabe, do presidente da FINEP, Gal. Barroso Magno, do presidente da ABEQ, Prof. Galo Le Roux, e do diretor da Escola de Química da UFRJ, Prof. Eduardo Queiroz.
O Congresso tem como objetivo promover um grande encontro entre profissionais de vários setores que atuam em Engenharia de Sistemas em Processos, no Brasil e no exterior. “Fizemos um levantamento dos grupos que trabalham na área. Vamos debater os principais avanços nas pesquisas e promover o encontro de profissionais, que embora trabalhem sobre o mesmo tema, muitos não se conhecem. Nosso desafio é também fazer com que a área de PSE seja reconhecida dentro da própria Engenharia”, explicou o professor Argimiro R. Secchi.
Mesa Redonda e premiação
No encerramento será realizada uma mesa redonda para discutir iniciativas para a consolidação da área de PSE no Brasil, na universidade, na indústria e nas empresas de base tecnológica. Participarão da mesa o diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, Prof. José Carlos Pinto, a pesquisadora da Brasken, Rita Majewski e o ex-CEO da Chemtech e Radix, Eng. Luiz Eduardo Rubião.
No Congresso será lançado o prêmio Carlos Augusto Guimarães Perlingeiro, que homenageia o professor Emérito da Coppe/UFRJ, pioneiro na atuação na área de PSE no Brasil, falecido em 2017. Em seu primeiro ano, o prêmio será concedido ao professor Darci Odloak, da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela implementação de tecnologias de controle avançado em refinarias da Petrobras, e que obteve seu mestrado pela Coppe/UFRJ, orientado pelo Prof. Evaristo C. Biscaia Jr., que por sua vez foi orientado pelo Prof. Perlingeiro em seu mestrado.
A programação inclui sete minicursos sobre novas tecnologias digitais. Os interessados podem acessá-la pelo site do evento https://www.ufrgs.br/psebr/programacao-geral/ ou pelo celular, no aplicativo “PSE-BR 2019”. Os melhores artigos serão selecionados pelo Comitê Científico para serem publicados em edições especiais das revistas Brazilian Journal of Chemical Engenieering e Processes. Também serão premiados dois pôsteres eleitos por votação direta do público. A sessão de pôster ficará exposta no hall do bloco A do CT durante o primeiro dia do congresso.
- Publicado em - 16/05/2019