/Diretoria da Embrapii visita a Coppe
Membros da diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) visitaram a Coppe/UFRJ, dia 23 de janeiro, para falar sobre a proposta do seu primeiro edital, com lançamento previsto para o mês de fevereiro. A Coppe/UFRJ foi a primeira instituição de pesquisa vinculada a uma universidade a ser visitada pelos representantes da empresa, que estão percorrendo instituições de C&T de todo o Brasil. Integraram a comitiva o diretor-presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira; o diretor de Operações, Roberto Vermulm; e o diretor de Planejamento, José Luis Gordon. O grupo participou de uma reunião com a Diretoria da Coppe e visitou alguns laboratórios.
A Diretoria da Embrapii foi recebida pelo diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, que estava acompanhado pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Romildo Toledo; pelo diretor-executivo da Fundação Coppetec e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, José Carlos Pinto; pelo superintendente da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino; e pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (Inpoh) e professor da Coppe, Segen Estefen.
Na reunião, os diretores da Embrapii apresentaram a estratégia da empresa, uma organização social destinada a estimular a inovação tecnológica da indústria no Brasil. João Fernando Oliveira apresentou a linha de atuação da empresa, que após passar por uma fase piloto de implantação, se prepara para lançar o seu primeiro edital e cujo orçamento para 2014 é de R$ 270 milhões. A proposta da empresa não é a de financiar projetos, mas unidades credenciadas, as chamadas Unidades-Embrapii – laboratórios, conjuntos de laboratórios, centros e áreas de excelência de instituições de pesquisa, que serão selecionados por meio de editais.
Para disputar os recursos do edital, os candidatos terão que elaborar planos de atuação. “A ideia não é financiar os projetos. Isso já é feito por outros órgãos de fomento. Pretendemos investir em unidades que demonstrem capacidade de desenvolver pesquisas que impulsionem a inovação em diferentes áreas da indústria, resultando em novos produtos e processos”, afirmou o presidente da Embrapii, que é uma iniciativa do governo federal, por intermédio dos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Governo espera contar com a adesão da indústria. A Embrapii, as empresas e as unidades de pesquisa selecionadas deverão investir, cada uma, pelo menos 1/3 dos recursos necessários para a efetivação de cada plano de atuação. As empresas poderão ampliar sua participação e as instituições selecionadas no edital não terão, necessariamente, que entrar com recursos financeiros, mas com contrapartidas no valor equivalente.
De acordo com João Fernando Oliveira, não há áreas prioritárias, mas as propostas devem estar alinhadas à estratégia de ciência, tecnologia e inovação do país. “A intenção é selecionar planos de atuação de longo prazo que possam induzir a inovação industrial no Brasil”, explicou o diretor-presidente da Embrapii.
Diretoria da empresa visita laboratórios e destaca pioneirismo da Coppe na inovação
O diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Romildo Toledo, destacou a importância da visita e a oportunidade de conhecer melhor as diretrizes da Embrapii. “A Coppe tem interesse em participar dos editais e a Embrapii espera contar com a adesão de instituições como a Coppe. Com certeza, esse encontro contribuirá para orientar a participação da Coppe nesse primeiro edital”, explicou.
Após a reunião com a Diretoria da Coppe, os diretores da Embrapii conheceram o (H2+2), ônibus a hidrogênio desenvolvido na Coppe. Os visitantes seguiram no veículo até o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), onde visitaram o Tanque Oceânico do instituto. Na sequência, o grupo visitou o Laboratório de Engenharia de Polimerização (EngePol); o Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC); o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC); as obras de implantação da linha de demonstração do trem de levitação magnética, MagLev Cobra; e o protótipo do trem, que começará a circular este ano.
O diretor-presidente da Embrapii destacou o pioneirismo da Coppe em termos de inovação. “É interessante ver a preocupação que a Coppe demonstra com a inovação desde a sua criação, há 50 anos”, afirmou João Fernando Oliveira.
Segundo o diretor da empresa, até o fim do mês de fevereiro serão divulgados o manual de operação e o primeiro edital da empresa. As instituições interessadas em participar da concorrência terão dois meses para encaminhar seus planos de ação. O resultado final deverá ser conhecido até julho de 2014. A Embrapii já estuda a possibilidade de lançar outros editais, que poderão ser destinados ao apoio de novas áreas e de novas instituições.
- Publicado em - 24/01/2014