Lista de Notícias

/Métodos para aferir e aprimorar os biofámacos dominaram o terceiro dia da International School on Production of Biologicals

Nesta quarta-feira (7/8), terceiro dia da International School on Production of Biologicals - ISPB (Escola Internacional de Produção de Produtos Biológicos para a Saúde), que vai até sexta-feira 9 de agosto, no auditório da Coppe/UFRJ, os principais temas envolveram os métodos de purificação, avaliação, segurança, e eficácia dos produtos biofarmacêuticos.

 

O representante da Anvisa, Bernardo Moreira, foi quem abriu o evento apresentando o quadro atual para regulação de produtos biológicos para a saúde no Brasil. Em seguida, a palestra foi do professor Rimenys Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), que abordou o tema de purificação de biofármacos, que consistem em numerosas etapas sequenciais, para alcançar o grau de pureza requerido para os produtos. São muito rígidas as regras estabelecidas pelas agências regulatórias para se evitar que quaisquer contaminantes, tais como DNA e proteínas residuais da célula hospedeira, sejam removidos. O desafio, segundo ele, é alcançar pureza elevadíssima, porém, minimizando as perdas do produto final que correm ao longo das diversas etapas do processo de purificação e separação.

 

James Budge, da Universidade de Kent, do Reino Unido, encerrou o ciclo de palestras pela manhã, falando da estabilidade e formulação de produtos biofármacos, importantes parâmetros relacionados à qualidade e a eficácia do que é produzido antes da ação no organismo.

 

O último palestrante do dia foi Zuben Sauna, da Food and Drug Administration (FDA), que mostrou como a agência regulatória americana realiza as avaliações não clínicas de imunogenicidade, que é a capacidade de determinado medicamento biológico em provocar respostas imunológicas em organismos nos quais são administrados. Sauna explicou que as avaliações medem a eficácia e toxidade. 

 

O cientista da UFRJ Marcelo Bozza e o cientista da Universidade do Kansas (EUA) Brandon DeKosky serão os destaques da ISPB nesta quinta-feira, dia 8. O primeiro discutirá aspectos do sistema imunológico relevantes para o desenvolvimento avançado de novas vacinas, enquanto DeKosky apresentará um método pioneiro para a avaliação da resposta imune e a descoberta de novas vacinas e anticorpos potentes contra vírus como Ebola, HIV, vírus Epstein-Barr, febre amarela e zika.

 

Saiba mais sobre o evento e confira a programação até sexta-feira, dia 9 de agosto. 

 

 

  • Publicado em - 07/08/2019