Lista de Notícias

/Nelson Maculan receberá título de professor Emérito da UFRJ

O professor Nelson Maculan Filho, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, receberá o título de Professor Emérito da UFRJ no próximo dia 3 de abril, às 10 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária.

A concorrida cerimônia contará com a presença do Ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, do Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, do Reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi da Conceição, do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, entre outros.

Indicado pela Coppe e pelo Instituto de Matemática, o título de Emérito ao professor Maculan foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ por unanimidade e aclamação em dezembro de 2013.

Sobre o homenageado

Nelson Maculan Filho nasceu em Londrina, no Paraná, em março de 1943. Formou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1965). É Mestre em Estatística-Matemática pela Université Pierre et Marie Curie (Paris, França – 1967) e Doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/ UFRJ (1975).

Com os problemas políticos ocorridos no Brasil, Maculan embarcou para a França, em 1966, para cursar o seu mestrado. No país, que considera sua segunda pátria, a vida deu nova guinada. Naquele ano de ebulição cultural e social, conheceu a esposa, a francesa Anne Marie Maculan, com quem compartilha a vida até hoje, e ampliou o horizonte acadêmico. “Lá tive uma formação ampla. Estudei matemática aplicada, estatística e naquele período já trabalhava com computação.” Na volta ao Brasil, três anos depôs, pensava em prestar concurso público. Na época havia poucas opções como o BNH e a Petrobrás, mas o processo de seleção baseado na orientação política desanimou-o.

Docente da Coppe desde 1971, tem dado importante contribuição à área de educação ao longo de sua trajetória acadêmica. Foi diretor da Coppe, de janeiro a julho de 1990, e Reitor da UFRJ, de julho de 1990 a 1994. Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, de 2004 a 2006. Em janeiro de 2007 assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, permanecendo no posto até fevereiro de 2008.

Depois de sair da Reitoria, Maculan passou mais dez anos fora do país. Entre temporadas lecionando na França e Itália, recebe Croix de Chevalier dans l'Ordre des Palmes Académiques, em 1998; a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico (Grau de Comendador), da Presidência da República, em 2002 (sendo promovido a Grã-Cruz em 2007); o título Honoris Causa da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, de Lima, Peru, a mais antiga Universidade das Américas. O título concedido em 2003 foi em reconhecimento ao seu trabalho na formação de pesquisadores e professores na América Latina.

Em 2005, vem o reconhecimento da casa. Maculan é agraciado com o Prêmio Coppe Giulio Massarani - Mérito Acadêmico 2004. “Depois de uma certa idade, ser reconhecido pelo colegas mexe muito com a gente. A Coppe é formada por professores orgânicos, que dedicaram suas vidas à instituição”. Para ele, entre os personagens mais emblemáticos da instituição estão os professores Alberto Luiz Coimbra, Fernando Lobo Carneiro e Jacques de Medina. Após o Mérito Acadêmico, o professor recebeu mais dez premiações, de um total de 19, no Brasil e no exterior. A mais recente foi o Premio Konex Mercosur: Ciencia y Tecnologia, concedido, em 2013, pela Fundación konex, da Argentina.

Nelson Maculan já orientou 160 dissertações de mestrado e 66 teses de doutorado, publicou 120 artigos em periódicos nacionais e internacionais e mais de 100 trabalhos em anais de congressos.

 

Confira o perfil completo do professor Nelson Maculan

  • Publicado em - 28/03/2014