Lista de Notícias

/Pesquisadores apresentam fatores de impacto na produção de biofármacos

“A concentração de nutrientes, assim como a temperatura, impactam na eficiência para a produção de biofármacos”, afirmou o cientista Julio Berríos, da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), do Chile, na manhã desta terça-feira (6/8), durante sua apresentação na oitava edição do International School on Production of Biologicals - ISPB (Escola Internacional de Produção de Produtos Biológicos para a Saúde), no auditório da Coppe/UFRJ. O pesquisador foi o primeiro do dia a falar na ISPB, que começou na segunda-feira na Coppe.

 

A segunda palestrante de terça-feira, Guilhermina Forno, da Zelltek, da Argentina, pesquisadora da primeira empresa de biotecnologia incubada em um ambiente universitário argentino e ligada ao grupo AMEGA Biotech, abordou as alterações bioquímicas, conhecidas como modificações pós-tradução, que podem impactar na atividade, estabilidade e interações das proteínas usadas como biofármacos para o tratamento de doenças como câncer, artrite e certos tipos de alto colesterol.

 

Os participantes do evento também participaram de uma visita guiada pelo Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe/UFRJ.  Os pesquisadores puderam conhecer, por exemplo, pesquisas para o desenvolvimento de anticorpos inibidores de PCSK9 usados em terapias de controle de níveis muito elevados de colesterol em pacientes nos quais o método convencional com estatinas foi ineficaz.

 

Agências reguladoras do Brasil e dos EUA se apresentam na quarta-feira

 

Amanhã, quarta-feira, dia 7, representantes de agências de regulação de medicamentos dos Estados Unidos e do Brasil farão apresentações no evento. O primeiro a se apresentar será o representante da Anvisa, Bernardo Moreira, que apresentará o modelo brasileiro para regulação de produtos biológicos. À tarde, Zuben Sauna, da Food and Drug Administration (FDA), abordará as avaliações não-clínicas de imunogenicidade, que têm como finalidade assegurar que um medicamento biológico é seguro, não gera resposta imunológica indesejada e pode ser aprovado para comercialização

 

Na quinta-feira, dia 8, os destaques do evento são o cientista da UFRJ Marcelo Bozza e o cientista da Universidade do Kansas (EUA), Brandon DeKosky. Bozza dsicutirá aspectos do sistema imunológico relevantes para o desenvolvimento avançado de novas vacinas, enquanto DeKosky apresentará um método pioneiro para a avaliação da resposta imune e a descoberta de novas vacinas e anticorpos potentes contra vírus como Ebola, HIV, vírus Epstein-Barr, febre amarela e zika.

 

Saiba mais sobre o evento e confira a programação até sexta-feira, dia 9 de agosto. 

 

  • Publicado em - 06/08/2019