/Professor da Coppe é o primeiro brasileiro a receber prêmio ICHMT Fellowship Award
O professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi agraciado com o prêmio “ICHMT Fellowship Award”, em reconhecimento aos trabalhos prestados ao centro. O professor da Coppe é o primeiro brasileiro agraciado com este prêmio, concedido desde 1980, que se encontra na 28ª edição. Por opção do agraciado, o prêmio será entregue na Conferência Internacional do ICHMT sobre Transferência de Calor Computacional (8th International Symposium on Computational Heat Transfer, CHT 2020), que será realizado agora no Rio de Janeiro, em agosto de 2020.
Fundado em 1968, o ICHMT é uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos, que visa a promover a cooperação internacional na ciência da transferência de calor e massa e suas aplicações. O secretariado do centro é sediado no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Técnica do Oriente Médio (Midle East Technical University, METU), que fica em Ankara, na Turquia.
Os premiados do “ICHMT Fellowship Award” são selecionados dentre os membros atuais e anteriores do Comitê Executivo e do Conselho Científico, em reconhecimento aos serviços prestados ao Centro em simpósios internacionais, seminários, cursos avançados ou outros eventos, além de contribuições para as publicações do ICHMT.
O professor Renato Machado Cotta foi eleito para o Comitê Científico do ICHMT em 1993 e para o Comitê Executivo em 2006. Ele ainda exerceu as funções de vice-Chairman (2015-2016) e Chairman (2017-2018) do Comitê Executivo. Em 2009 e 2015, foi o único cientista agraciado em duas edições do prêmio “Hartnett-Irvine Award”, pelos melhores trabalhos publicados pelo ICHMT em cada ano respectivo.
A lista dos premiados em edições anteriores do “ICHMT Fellowship Award”, desde sua instituição em 1980, pode ser acessada pelo link https://www.ichmt.org/p/fellowship-award.
Sobre Renato Cotta
Doutor em Engenharia Mecânica e Aeroespacial pela North Carolina State University (NCSU), EUA (1985), Renato Cotta é professor titular da Coppe/UFRJ, instituição que ingressou como docente do Programa de Engenharia Mecânica (PEM), em 1987. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e da World Academy of Sciences (TWAS).
Doutor Honoris Causa da Université de Reims Champagne-Ardenne, França, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Naval e da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, presidiu a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (2015-2017) e a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (2000-2001). Foi também Membro do Comitê Executivo da Academia Brasileira de Ciências, ABC (2012-2015), Chairman do Executive Committee do International Center for Heat and Mass Transfer (2017-2018) e Leverhulme Trust Visiting Professor no Mechanical Eng. Dept. da University College London, UCL, UK (2018).
Na Coppe, sua linha de pesquisa é Transferência de Calor e Massa, com ênfase em métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor. É autor de mais de 510 artigos técnicos e 10 livros, e orientou 37 teses de doutorado e 45 de mestrado. Já coordenou projetos de desenvolvimento tecnológico com o CTMSP (Marinha), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Atividades Espaciais (IAE/CTA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), AEB-Agência Espacial Brasileira, EPRI (EUA), Tetra Tech Inc. (EUA), Cenpes-Petrobras, Eletronuclear e Tenaris-CONFAB. No momento atua como Consultor Técnico da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), em cargo comissionado na empresa estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), do Ministério da Defesa.
Membro do Conselho Editorial Honorário do International Journal of Heat and Mass Transfer, International Communications in Heat and Mass Transfer, International Journal of Thermal Sciences, International Journal of Numerical Methods in Heat & Fluid Flow, Computational Thermal Sciences, Waste and Biomass Valorization, Journal of Heat and Mass Transfer Research, Journal of Computational Applied Mechanics, e da Mechanical Engineering Series, Springer-Verlag. Foi fundador e editor-chefe da revista internacional “Hybrid Methods in Engineering”, é editor regional do International Journal for Thermophysical Properties Research (High Temperatures – High Pressures) e editor associado dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. É Pesquisador 1A do CNPq desde 1992 e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 1999.
Saiba mais sobre a trajetória acadêmica e pessoal de Renato Cotta na seção Perfil do Planeta Coppe Notícias.
- Publicado em - 04/11/2019