Lista de Notícias

/Professora Gabriela é eleita membro da ABC

 

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ acaba de ser eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como membro afiliada. Com início dia 1º de janeiro, o mandato de Gabriela irá até 2.025 e a cerimônia de posse será durante o simpósio científico da Região Rio de Janeiro.

 

A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores e de excelência, com até 40 anos de idade, das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

 

Gabriela Pereira

 

Professora Associada da UFRJ e pesquisadora 2 do CNPq, Gabriela Ribeiro Pereira é coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, onde ingressou como docente em 2011. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ultrassom, Phased Array, Termografia, Ensaios Magnéticos, Radiografia, Microtomografia por Transmissão de Raios X, PoD e desenvolvimento de sensores. Particularmente neste último tópico é reconhecida internacionalmente por seus estudos com foco no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

 

Mestre (2006) e doutora (2010) pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, também atua como vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica. Em sua curta trajetória, destaca-se pelo dinamismo, liderança e produtividade. Ainda no início da carreira, logo que entrou no PEMM, assumiu a chefia da área de Ensaios Não Destrutivos do PEMM, sediada no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), e em seguida a Coordenação Acadêmica da Pós-Graduação do Programa.

 

Gabriela foi contemplada com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani 2020, na categoria Docente Jovem, junto com o professor João Paulo Bassin, do Programa de Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, e conquistou, junto com outros colegas da Coppe e um pesquisador do Cenpes, o prêmio Calgary Award, em 2019, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), pelo estudo intitulado “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Concedida durante o congresso Rio Pipeline, a premiação contempla a melhor contribuição técnica apresentada durante o evento. Esse mesmo trabalho ganhou o prêmio Plínio Cantanhede 2020, que tem como objetivo contemplar os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP no período compreendido entre as duas últimas versões da Rio Oil&Gas Expo and Conference.

 

Veja a relação de professores da Coppe membros da ABC:

 

Titulares

Edmundo Albuquerque de Souza e Silva

Edson Hirokazu Watanabe

Eugenius Kaszkurewicz

Geraldo Lippel

Fabiano Thompson

Jayme Szwarcfiter

José Carlos Pinto

Liu Hsu

Luiz Bevilacqua

Luiz Pereira Calôba

Luiz Pinguelli Rosa

Márcia Dezotti

Martin Schmal

Nelson Ebecken

Nelson Maculan Filho

Paulo Sérgio Diniz

Renato Cotta

Roberto Schaeffer

Romildo Toledo

Sandoval Carneiro Junior

Valmir Carneiro Barbosa

Walter Mannheimer

 

Afiliados

Leda Castilho (2009 – 2013)

Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)

Carolina Naveira Cotta (2015 – 2019)

Miguel Campista (2018 – 2022)

André Lucena (2020 – 2024)

João Paulo Bassin (2021 – 2025)

  • Publicado em - 02/12/2021