Lista de Notícias

/Professores da Coppe são homenageados pela Marinha do Brasil

Quatro professores da Coppe/UFR serão agraciados com o título de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha: Antonio Carlos Alvim e Paulo Fernando Frutuoso, do Programa de Engenharia Nuclear; Cristiano Borges, do Programa de Engenharia Química; e Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica.

 

O título de Honra ao Mérito será conferido a 43 profissionais, de vários estados do país, por relevantes serviços prestados à Engenharia da Marinha do Brasil.

 

A entrega dos títulos será durante a cerimônia de comemoração do Dia do Corpo de Engenheiros da Marinha, na próxima quarta-feira, 12 de abril, às 10 horas, no Edifício 11 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – Praça Barão de Ladário, Ilha das Cobras, s/n, Centro, Rio de Janeiro.

 

Sobre os professores agraciados

 

Graduado em Física pela UFRJ, em 1977, o professor Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo concluiu mestrado e doutorado em Ciências em Engenharia Nuclear na Coppe, respectivamente 1981 e 1993. Coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, desenvolve pesquisas de Análise de Segurança de Instalações Nucleares. Até o momento, já orientou 66 dissertações de mestrado e 37 teses de doutorado, publicou 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 147 trabalhos completos em anais de congressos.

 

Desde 2012, o professor faz parte do corpo técnico-científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares Inovadores, como pesquisador de Tecnologia de Reatores Avançados. É membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM). Em 2012, foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha, concedido pela Marinha do Brasil. Já em 2011 recebeu do Crea-RJ a Menção Honrosa em reconhecimento à contribuição para o sucesso do Prêmio Oscar Niemeyer e ao desenvolvimento da produção acadêmica na área de Doutorado em Engenharia Nuclear da UFRJ.

 

Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, em 1970, o professor Antonio Carlos Marques Alvim concluiu mestrado e doutorado em Engenharia Nuclear, respectivamente no Instituto Militar de Engenharia (IME), em 1972, e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1976. Docente do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Segurança, Engenharia de Reatores e Física de Reatores. Até o momento, já orientou 30 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado, supervisionou dois estágios de pós-doutorado. Publicou 39 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 76 trabalhos completos em anais de congressos.

 

Atualmente, o professor participa do Comitê Executivo de Reatores Inovadores do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), como representante institucional pela Coppe, e atua como revisor do periódico indexado Progress in Nuclear Energy. Já coordenou a área de engenharia nuclear da Faperj por sete anos consecutivos, e foi editor associado do periódico indexado Science and Technology of Nuclear Installations, de 2009 a 2015.

 

Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, em 1983, o professor Cristiano PiacseK Borges concluiu mestrado e doutorado no Programa de Engenharia Química na Coppe, respectivamente em1985 e 1993, do qual é docente. Suas pesquisas são voltadas para membrana, pervaporação, fibra oca, membrana composta e traços orgânicos. Até o momento, já orientou 39 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado, supervisionou dois estágios de pós-doutorado. Publicou 98 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 149 trabalhos completos em anais de congressos.

 

Atualmente, o professor é revisor dos periódicos Journal of Membrane Science, Polymer, Journal of Food Engineering, Brazilian Journal of Chemical Engineering, Microporous and Mesoporous Materials, Aiche Journal. É membro de corpo editorial da Membrane Water Treatment e sócio fundador da PAM Membranas Seletivas. Já conquistou 20 premiações, das quais seis foram concedidas pela Petrobras.

 

Graduado em Engenharia Mecânica, com ênfase Nuclear, pela UFRH, em 1981, Renato Machado Cotta concluiu o doutorado em Mechanical & Aerospace Engineering, na Universidade da Carolina do Norte, EUA, em 1985, sem precisar cursar o mestrado. Docente do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, desenvolve pesquisas na área de Transferência de Calor e Massa, principalmente nos temas métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor. Até o momento, já orientou 41 dissertações de mestrado e 34 teses de doutorado, publicou 190 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 270 trabalhos completos em anais de congressos.

 

O professor é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e da World Academy of Sciences (TWAS). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Presidência da República, é também Chairman do Executive Committee do International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT). Foi ainda presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de 2015 a 2017. Saiba mais sobre o professor: Renato Cotta: prodígio na escola e mestre na arte de viver

 

  • Publicado em - 11/04/2017