/Opinião

Coppe manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Antônio Raupp

A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, na madrugada deste sábado, 24 de julho. Vítima de câncer, o ex-ministro deixa como legado seu exemplo de luta e determinação pela Ciência, Tecnologia e Inovação, em prol da construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira.

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

Coppe repudia cortes no orçamento para ciência e tecnologia e redução da cota de isenção fiscal na importação de insumos científicos

A Coppe/UFRJ adverte a sociedade brasileira para as recentes decisões e medidas do governo federal que resultarão no enfraquecimento e, no limite, na eliminação das condições objetivas de funcionamento de instituições do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O orçamento previsto para 2021 prevê um corte de 34% nos recursos destinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Se a lei orçamentária for sancionada, o MCTI terá menos de um terço do orçamento que dispunha há dez anos.

Profs. Roberto Bartholo e Romildo Toledo

Presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Coppe/UFRJ

A guerra é contra ou a favor do vírus?

O desgoverno tem provocado um caos que impede o início da vacinação, apesar do aumento de óbitos

Luiz Pinguelli Rosa

Professor emérito da Coppe/UFRJ

Nota do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ

No momento em que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2021, o Conselho Deliberativo da Coppe alerta para a necessidade de aumento dos recursos orçamentários destinados para a concessão de bolsas de estudo de pós-graduação no ano de 2021.

Roberto Bartholo

Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe

Coppe lamenta a morte do ex-reitor Carlos Lessa

A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-reitor da UFRJ, professor Carlos Lessa, nesta sexta-feira, 5 de junho. A perda de Carlos Lessa empobrece intelectualmente o país e, em particular, a cidade que amava. A Coppe presta suas condolências à família e aos amigos do inestimável professor.

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ, através do seu presidente, e a Direção da Coppe/UFRJ, através do seu diretor, expressam a sua indignação e solidariedade à família do Prof. Dr. Ndiyae e, em particular, à sua filha adolescente Fatou, em face às repugnantes e inaceitáveis manifestações de racismo de que esta foi vítima através das redes sociais, por parte de alguns colegas da escola onde estuda. Que atos como esse não sejam apenas repudiados, com indignação. Que aqueles que os tenham praticado recebam, com rigor, a punição prevista em lei.

Profs. Roberto Bartholo e Romildo Toledo

Presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Coppe/UFRJ

Páginas