/Opinião

Coppe pleiteia ao Congresso a reversão do corte de 600 milhões de reais no orçamento do MCTI

A Coppe/UFRJ apela ao Congresso Nacional para que reverta a decisão da Comissão Mista do Orçamento que, atendendo a pedido do Ministério da Economia, modificou o PLN 16 remanejando mais de 600 milhões de reais que seriam destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Diretoria da Coppe/UFRJ

Coppe manifesta pesar pelo falecimento do ex-ministro Marco Antônio Raupp

A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, na madrugada deste sábado, 24 de julho. Vítima de câncer, o ex-ministro deixa como legado seu exemplo de luta e determinação pela Ciência, Tecnologia e Inovação, em prol da construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira.

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

Coppe repudia cortes no orçamento para ciência e tecnologia e redução da cota de isenção fiscal na importação de insumos científicos

A Coppe/UFRJ adverte a sociedade brasileira para as recentes decisões e medidas do governo federal que resultarão no enfraquecimento e, no limite, na eliminação das condições objetivas de funcionamento de instituições do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação. O orçamento previsto para 2021 prevê um corte de 34% nos recursos destinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Se a lei orçamentária for sancionada, o MCTI terá menos de um terço do orçamento que dispunha há dez anos.

Profs. Roberto Bartholo e Romildo Toledo

Presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Coppe/UFRJ

A guerra é contra ou a favor do vírus?

O desgoverno tem provocado um caos que impede o início da vacinação, apesar do aumento de óbitos

Luiz Pinguelli Rosa

Professor emérito da Coppe/UFRJ

Nota do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ

No momento em que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2021, o Conselho Deliberativo da Coppe alerta para a necessidade de aumento dos recursos orçamentários destinados para a concessão de bolsas de estudo de pós-graduação no ano de 2021.

Roberto Bartholo

Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe

Coppe lamenta a morte do ex-reitor Carlos Lessa

A Coppe/UFRJ manifesta o seu pesar pelo falecimento do ex-reitor da UFRJ, professor Carlos Lessa, nesta sexta-feira, 5 de junho. A perda de Carlos Lessa empobrece intelectualmente o país e, em particular, a cidade que amava. A Coppe presta suas condolências à família e aos amigos do inestimável professor.

Romildo Toledo

Diretor da Coppe/UFRJ

Páginas