/Será que é tudo isso em vão?

Data: 
13/04/2020
Autor: 
Suzana Kahn – Vice-diretora da Coppe/UFRJ

A ideia de que podemos sair melhores deste período da pandemia do COVID-19 pode ser um alento atualmente. Apesar das notícias aterradoras que nos chegam diariamente e da inquietude de não saber como e quando terminará esta fase, podemos vislumbrar bons resultados no final, seja lá quando for.

O reconhecimento da importância da ciência e da tecnologia, da valorização de inúmeras profissões essenciais, bem como da relevância da solidariedade nesse momento de crise, tem sido destacado por muitos. No entanto, só terá mesmo consequência para a sociedade pós COVID-19, se essas ações e sentimentos se consolidarem permanentemente.

A exemplo dos cientistas que buscam formas de enfrentar o vírus, por meio de medicamentos e vacinas; dos industriais que alteram suas linhas de produção para fabricar equipamentos emergenciais; dos voluntários que se dedicam a minimizar o sofrimento; dos trabalhadores de serviços essenciais que se arriscam nas ruas; dos pequenos empresários que inovam para manter seus negócios; dos profissionais da saúde que atuam no limite da exaustão; os formuladores de políticas públicas deveriam estar explorando, incansavelmente, as alternativas possíveis de perenizar os “benefícios” decorrentes da criatividade, engajamento e ações para o combate à pandemia.

A competência das universidades públicas que, mesmo depauperadas, respondem rapidamente aos desafios, e a capacidade inovadora dos brasileiros, são exemplos de ativos que devem ser explorados. A articulação política por parte dos que não estão na linha de frente do combate ao COVID-19 deve ser canalizada no sentido de elaborar o “dia seguinte” do Brasil, se apropriando do que de positivo emergiu dessa crise. Só assim, o que estamos passando não terá sido em vão. Como nos alertou Renato Russo em versos: “Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?”

* Artigo publicado no jornal O Globo, Opinião, dia 11/04.

 

Data de Atualizacao: 
13/04/2020